Home

Workshop: O mercado de capitais e as PMEs.

BM&F BovespaAs empresas emergentes estão cada vez mais interessadas em entender e participar das alternativas oferecidas pelo mercado de capitais para auxiliar em suas estratégias de crescimento. Para tratar desse tema, a BM&FBOVESPA, a Deloitte e a revista Exame PME, no 30 de janeiro de 2013, falaram aos empreendedores e executivos de pequenas e médias empresas.

Pequenas e Médias Empresas podem (e devem) acessar o mercado de capitais 

Workshop, organizado pela FATO RELEVANTE reuniu representantes da BM&FBovespa, revista Exame PME, Deloitte e Senior Solution para explicar meios de captação de recursos.

Deloitte  - Bovespa - PME jan - 2013A BM&FBovespa foi palco ontem de um evento reunindo 70 empresários, executivos do mercado e prestadores de serviço interessados em conhecer o caminho das pedras para uma pequena e média empresa ter acesso ao mercado de capitais. Organizado pela agência de comunicação FATO RELEVANTE, o workshop “O Mercado de Capitais e as PMEs” foi aberto pela diretora de Desenvolvimento de Empresas da Bolsa, Cristiana Pereira, que explicou o funcionamento do Bovespa Mais, o segmento de acesso voltado a esse perfil de companhia. “Entendo que muitas empresas de médio porte estão preparadas para se listar e não sabem”, declarou.

Na palestra da Deloitte, o gerente sênior da área de Corporate Finance, Eduardo de Barros, trouxe um check list que toda a empresa deve adotar antes de vir a mercado: governança corporativa, gestão financeira, transparência,  processo e gestão de risco. Mas o centro das atenções ficou por conta da história da Senior Solution, listada no Bovespa Mais desde o ano passado. Thiago Rocha, gerente de Relações com Investidores, lembrou o quanto a chegada da empresa à Bolsa rendeu visibilidade e resultados financeiros à Senior Solution. “Existe uma percepção errada de que abrir o capital é uma iniciativa para grandes empresas, que custa caro e demora. Nosso processo durou 85 dias e os custos representaram pouco em relação aos ganhos que já temos e teremos no longo prazo”, disse.

Tão logo após o encerramento fui motivado a levar essas informações aos gestores de áreas do INDRE para que juntos desenvolver um plano de atuação afim de preparar as empresa para esse senário. Estaremos focados a incentivar as empresas colaboradoras para que tenham as informações necessárias para que adotem a opção do mercado aberto de ações.

O workshop da FATO RELEVANTE foi mediado pelo editor da revista Exame PME, Gladinston Silvestrini, que garantiu o envolvimento da plateia na formulação de perguntas sobre como ocorre, na prática, a abertura de capital nas companhias de pequeno ou médio porte

As PMEs tem papel no mundo dos negócios. Em praticamente todos os países , não importa o tamanho de sua economia, mais de 99% das empresas têm menos de 50 colaboradores. Há 28 milhões de PMEs. O Bovespa Mais é um segmento do mercado de balcão organizado para atrair empresas com estratégia de ingresso gradual, transparência, que buscam visibilidade e parceria para crescer. No novo segmento, serão possíveis ofertas iniciais de ações com volumes menores do que o padrão atual e a venda dos papéis poderá ser feita, de maneira organizada, para um pequeno grupo de investidores, com a perspectiva de realização de colocação pulverizada no futuro. As empresas também poderão se registrar no Bovespa Mais sem realizar uma oferta, no primeiro momento, mas podendo se utilizar da presença na listagem para ampliar a exposição e o contato com os investidores, melhorando, desta forma, as condições para futuras colocações de ações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s